VÁLVULAS TIPO RETENÇÃO
As válvulas tipo retenção são concebidas para permitir fluxo em uma única direção, impedindo que o fluido retorne na linha caso o fluxo pare ou inverta sua direção. Um exemplo de aplicação é o uso de retenções no enchimento de cilindros de ar comprimido, uma válvula retenção é ligada entre a bomba e o cilindro, e é ela que evita que o cilindro se esvazie caso a bomba pare de funcionar. Podem ser construídas em vários modelos para diversos tipos de situações. Vamos tratar aqui dos seguintes modelos:
Retenção Portinhola;
Retenção Vertical;
Retenção Horizontal;
Retenção Fundo de Poço;
Retenção Tipo Disco.



RETENÇÃO PORTINHOLA
As retenções tipo portinhola funcionam com uma portinhola presa a um eixo onde a portinhola irá fazer sua translação fechando ou abrindo a passagem do fluxo. A perda de carga é baixa, e é indicado para instalação horizontal, não devendo ser utilizada em situações onde haja alta velocidade do fluído no refluxo, pois o fechamento muito rápido pode danificar a portinhola ou o corpo da válvula devido ao impacto forte. A sede é feita de anel com material geralmente muito mais resistente que o material do corpo para suportar os impactos. Podem ser construídas em bitolas pequenas ou grandes e suportam altas pressões e temperaturas, mas em bitolas maiores são muito pesadas se comparadas com outros tipos.

COMPONENTES BÁSICOS DAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO TIPO PORTINHOLA


Exemplo de Válvula de Retenção Tipo Portinhola Flangeada
Extremidades
• Roscada internamente (BSP ou NPT);
• Flangeada.
Sobe


RETENÇÃO VERTICAL
As válvulas de retenção vertical têm características parecidas com as válvulas de retenção tipo horizontal. Ela só deve ser instalada verticalmente e depende da pressão do fluído para empurrar o obturador para cima e assim permitir a passagem do fluido. Se a pressão da linha não for forte o suficiente para abrir o obturador, a válvula se fecha automaticamente com a força da gravidade.

COMPONENTES BÁSICOS DAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO TIPO VERTICAL


Exemplo de Válvula de Retenção Vertical com Encaixe para Solda
Extremidades
• Roscada internamente (BSP ou NPT);
• Encaixe para solda (SW - Socket Welding).
Sobe


RETENÇÃO HORIZONTAL
As válvulas de retenção horizontal têm características parecidas com as válvulas tipo globo. Ela só deve ser instalada horizontalmente, e depende da pressão do fluído para empurrar o obturador para cima e assim permitir a passagem do fluido. Devido a força que o fluido exerce sobre o obturador esta válvula produz considerável perda de carga. Se a pressão da linha não for forte o suficiente para abrir o obturador a válvula se fecha automaticamente com a força da gravidade.

COMPONENTES BÁSICOS DAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO HORIZONTAL


Exemplo de Válvula de Retenção Horizontal Flangeada
Extremidades
• Roscada internamente (BSP ou NPT);
• Flangeada.
Sobe


RETENÇÃO FUNDO DE POÇO
Também são conhecidas como "válvulas de pé". Tem funcionamento idêntico ao da válvula de retenção tipo vertical, a diferença está na parte inferior que é constituída de uma grade chamada de "crivo", que é por onde a água passa para entrar na válvula. Durante o funcionamento das bombas de sucção, o obturador se levanta permitindo a passagem do fluido. Se a bomba for desligada o obturador fecha com a força da gravidade.

COMPONENTES BÁSICOS DAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO TIPO FUNDO DE POÇO (PÉ COM CRIVO)


Exemplo de Válvula de Retenção Tipo Fundo de Poço Flangeada
Extremidades
• Roscada internamente (BSP ou NPT);
• Flangeada.
Sobe


RETENÇÃO TIPO DISCO
Existem basicamente dois tipos de retenção tipo disco, a com discos duplos, também conhecida por dupla portinhola, e a de disco integral, muitas vezes chamada de "uniflap" ou portinhola única. Ambos tipos possuem corpo estreito para serem montados entre flanges. Podem possuir "orelhas" que servem como guias para passar os parafusos que predem os flanges, por isso são chamados de lug. As válvulas que não possuem este tipo de suporte são chamadas de wafer. Todos os modelos são constituídos de discos presos por eixos com molas auxiliares, e por este motivo podem ser instaladas tanto verticalmente quanto horizontalmente. Nas válvulas de disco duplo, a perda de carga e bem reduzida se comparada com as válvulas de disco integral.

COMPONENTES BÁSICOS DAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO TIPO DISCO


Exemplo de Válvula de Retenção Tipo Disco com Dupla Portinhola e Portinhola Única, com Corpo Tipo Wafer
Extremidades
• Wafer;
• Lug;
• Flangeada.
Sobe

Nota:
Veja tabela de Recomendações para Utilização das Válvulas mais Usuais em cada tipo de serviço.

Todos os desenhos e imagens encontrados neste website são para efeito meramente ilustrativo

Imprimir esta página
Não encontrou o que procurava? Tente a busca avançada ou faça sua solicitação pelo site
Reportar link quebrado
Visualize o mapa do website para melhor aproveitamento de conteúdo
Recomendar este site
Tel.: (31) 3361-6106 - Email: valaco@valaco.com.br - End.: R. Dr. Edmundo Bitencourt, 106, Contagem / MG
+55 31 99959-3540 Entregamos em toda região metropolitana de Belo Horizonte
   
 
Siga a @val.aco no Instagram